sábado, 23 de agosto de 2014

Depoimento

Passando pela porta de entrada do Sertão Pernambucano, na cidade de Arcoverde, com sentido a Buíque, chegamos ao Vale do Catimbau. Distante 285 km da capital pernambucana, Recife, o Vale é conhecido hoje como Parque Nacional da Serra do Catimbau.
DSC_0209
Uma área com mais de 62 mil hectares, formada por montanhas, vales, canyons, caatinga e muitas outras peculiaridades.
DSC_0160
Considerada Área de Extrema Importância Biológica, a unidade apresenta também registros de pinturas rupestres e artefatos da ocupação pré-histórica com, pelo menos, 6 000 anos.
DSC_0179
DSC_0182
Os pesquisadores afirmam que esta região foi formada há milhões de anos na dança dos continentes, época em que toda esta área foi separada do continente africano.
DSC_0166
É uma região de intensa erosão. As formações geológicas são compostas de arenitos de diversas cores e tipos que datam de mais de 100 milhões de anos.
DSC_0201
DSC_0193
DSC_0171
O parque possui uma vegetação é riquíssima e biodiversidade surpreendente. Conforme vocês podem conferir nas belas imagens que nossa equipe registrou:
DSC_0135
DSC_0142
Ao chegar no vilarejo do Catimbau, nossa primeira sugestão é que você contrate um guia para fazer as trilhas. Pode ser um enorme erro tentar andar por essa região desacompanhado, pois o risco de se perder é muito grande, além da dificuldade em encontrar os sítios arqueológicos. Outra dica importante é ficar bem hidratado: levar água, barras de cereais e doces, pois o passeio é ótimo, porém desgastante.
Fonte:http://www.locaisesabores.com.br/index.php/vale-do-catimbau-um-verdadeiro-passeio-pela-pre-historia/