domingo, 13 de setembro de 2015

O cangaço e o vale do catimbau

  

O  Cangaço surgiu no Nordeste Brasileiro no final do século XIX, dentre os grupos o que mais se destacou foi, o de Virgulino Ferreira da Silva “O Lampião”, natural de Serra Talhada-PE, que por onde passava causava temor a toda população até ser morto numa emboscada em Angicos-SE no ano de 1938.
Entrar no Bando de Lampião era para uns como uma aventura e outros sede de vingança, ou simplesmente uma saída... dois se destacaram no bando. O primeiro foi José Leite de Santana O “Jararaca” e o segundo foi Manoel Dantas Loiola “O Candeeiro”O “Jararaca”, criou-se nas proximidades do Distrito de Moderna, Sertânia, PE. Estudou com o professor Manoel Monteiro, cedo já deu um tiro no próprio parente, por motivo de fuxico, foi mandado para trabalhar numa usina de açúcar depois seguiu para o exercito de onde desertou voltando para trabalhar na roça com seu pai (Francisco Zuza). Perto dela certo dia passava o Bando de Lampião quando dois cangaceiros aproximaram-se e perguntaram o que eles tinham, o próprio José Leite respondeu que só tinha enxada sem nenhum  temor, no que ilhe cercava, pediu para que o apresentassem a “Lampião”, daí seguiu com o bando. O nome Jararaca viria com sua primeira participação num tiroteio travado no Pau-ferro, hoje Itaíba-PE, quando devido suas manobras rápidas e valentia, Lampião gritou! “Esse homem é uma jararaca”.  Suas façanhas no bando, rendeu muitas perseguições a sua família pela policia, e ela só acabaria no dia da invasão frustrada de Lampião a cidade de Mossoró –RN , destemido seguiu na frente, mas a cidade estava preparada, o alvo principal era a casa do Prefeito, que ficava ao lado da igreja; más foi ferido, fugiu do cerco más foi capturado, preso e após depoimentos, três dias depois foi enterrado ainda vivo no cemitério de Mossoró-RN. Mataram o homem, logo nasceria na crença popular “O cangaceiro milagroso, ou santo”. Seu tumulo virou uma romaria de visitas e pedidos de curas, muitos relatos de populares afirmam que através do cangaceiro “santo” foram atendidos.
Temos relatos que o bando de lampião também passou aqui na vila do catimbau o mesmo deixou sua marca em algumas pessoas, buscando de quem tinha para quem não tinha... Bandido ou Heroi? fica ai a questão...