domingo, 13 de novembro de 2016

Super Lua: você só tem duas chances

Este fim de semana é duplamente especial. Além de ser prolongado por causa do feriado de 15 de novembro na terça-feira, a Lua cheia promete ser um espetáculo mais especial ainda.
A Lua cheia do dia 14 de novembro será uma Super Lua! É assim que popularmente chamamos a Lua cheia (ou a Lua nova) que acontece junto com o perigeu, que é a menor distância entre o centro da Lua e o centro da Terra. Esta coincidência acontece só de vez em quando. Nesta situação, a Lua cheia observada perto da linha do horizonte, quando ela estiver nascendo ou se pondo, aparenta ser maior ainda do que o normal. Lua cheia já é maravilhosa e uma Super Lua, enorme, é ainda mais deslumbrante!


Qual o dia e a hora certa para ver a Super Lua?
Os melhores dias para ver e, quem sabe, conseguir fotografar a Super Lua serão nos dias 13 e 14 de novembro. Mas você tem que estar no lugar certo, na hora certa e olhando para o lado certo! Então, não deixe de ver a entrevista com o professor Marcos Calil, do Momento Astronômico. Ela dá dicas preciosas da hora mais legal para ver a Super Lua.




Nebulosidade nas noites de Super Lua
Mas tem uma coisa que poderá atrapalhar muito o espetáculo da Super Lua: o tempo. Na verdade, as nuvens. Dependo da quantidade de nuvens, não vai dar para ver nada, nem com um super binóculo e nem com big telescópio. Aliás, o binóculo é o mais indicado para apreciar a Lua.

O fim de semana prolongado do feriado de 15 de novembro promete também muitas nuvens e chuvas fortes em muitas áreas do Brasil. Mas em várias regiões, o tempo não vai ficar completamente chuvoso e nem o céu ficará totalmente nublado.

Melhores dias para ver a Super Lua
O perigeu, o momento de maior aproximação da Lua e da Terra, acontece no dia 14 e novembro, às 12h21, pelo horário de Brasília, mas neste horário a Lua não estará visível no céu. As posições visíveis da Lua cheia mais próximas do perigeu serão no fim da madrugada do dia 14, quando a Lua estará se pondo (ocaso) no horizonte , e no começo da noite do dia 14, quando a Lua estará nascendo. Estas mesmas posições no dia 13 não são tão próximas do perigeu, mas ainda assim serão boas para apreciar a Super Lua.
Para ver a Super Lua, precisamos de algum tempo com pouca nebulosidade no fim da madrugada e no começo da noite dos dias 13, domingo,  e 14 de novembro, segunda-feira.

Previsão de nebulosidade e chuva para a visualização da Super Lua
Para ajudar você a curtir e fotografar a Super Lua, a Climatempo preparou uma previsão diferente. Os mapas mostram a previsão da chance de visualização da Super Lua considerando a cobertura de nuvens e o risco de chuva. Não estamos prevendo se vai chover forte ou fraco, mas apenas indicando se há uma possibilidade de chover no amanhecer e anoitecer dias 13 e 14 de novembro de 2016. Estes mapas serão atualizados até o fim do evento, se houver  mudança relevante na situação meteorológica.
Será que você tirou a sorte grande de estar num lugar com poucas nuvens? Confira a previsão para a visualização da Super Lua.

Transmissão ao vivo 
Se as nuvens não deixarem você ver a Super Lua, no dia 14 você poderá acompanhar uma transmissão ao vivo do nascer da Super Lua, ver direto de João Pessoa, pelo site da Climatempo e pelas redes sociais. Esta é uma parceria especial da Climatempo com o site Ciência e Astronomia. Não perca! Clique aqui para ver a transmissão ao vivo

Confira o mapa de visualização da Super Lua para o dia 13/11/16 - domingo

  

Confira os mapas de visualização da Super Lua para o dia 14/11/16 - segunda-feira